O
Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Estas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional.
No Brasil, uma recente pesquisa apontou que apenas
10,9% das empresas utilizam mentores, e esta tutoria pode ser dada tanto dentro da empresa como num ambiente externo ou ainda na casa do mentorado.
Tenha os conhecimentos e experiências necessárias para estar apto a tomar conta da carreira de forma independente!
Diferente de processos de Coaching, que estão em alta em todo país e que visam o alcance de objetivos específicos como, por exemplo, promoções, mudança de emprego, melhoria na comunicação e nos relacionamentos interpessoais num determinado espaço de tempo, no
Mentoring não há um tempo definido para que o processo seja finalizado, pois esta tutoria é dada de acordo com a evolução do tutorado e, no coaching, o processo tem início, meio e fim, dentro de um prazo que varia de 3 a 6 meses.
No
Mentoring esse prazo pode ser estendido até que o cliente tenha os conhecimentos e mais experiências necessárias para que esteja apto a tomar conta da carreira de forma independente. O mentor de um jovem profissional não será necessariamente seu chefe ou alguém dentro do seu contexto hierárquico, entretanto, tanto o mentoring quanto o coaching relacionam-se principalmente com as realizações no presente e no futuro ou seja, a meta em comum é
sair do estado atual para o estado desejado.
Referenciado do site do IB Coaching